Jorge Benedicto Ottoni, Retrato (pintura)
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
63
Título para o público
Jorge Benedicto Ottoni, Retrato (pintura)
Denominação
Retrato (pintura)
Autor
Técnica
entalhe | estuque | policromia
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Pintura a óleo sobre tela, representando Jorge Benedicto Ottoni. Figura masculina, de meia-idade, em meio corpo, com o rosto ligeiramente voltado à sua direita, de cabelos curtos, barba semi-longa e bigodes espessos, em tom castanho escuro. Testa larga, sobrancelhas e olhos castanhos, com olhar direcionado à sua direita, orelha esquerda aparente, nariz longo e boca delgada em tom rosado. Traja sobrecasaca e gravata em laço, ambos em tom preto, sobre camisa branca com dois botões aparentes em tom marrom. Fundo acinzentado. Na parte inferior direita da tela, a assinatura do artista, sublinhada e posicionada em diagonal, em tinta branca: "J.V. Ottoni". Ao redor do retrato oval, reprodução de moldura, em tinta a óleo amarelada, com ornamentação de folhas de acanto em tom marrom nos quatro vértices da tela, sobre fundo em tom ferrugem. Moldura entalhada em madeira, dourada e pintada, com ornamentação em estuque (gesso). Apresenta frisos na parte interna, nos tons azul e verde, entremeados por ornamentação estilizada. Friso interno em dourado com ornatos perolados.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Características técnicas
Pintura a óleo sobre tela (de linho), com moldura em madeira e gesso (estuque). Policromia: preto, cinza, marrom, verde, azul. Douramento (moldura).
Características estilísticas
Retrato possivelmente confeccionado por José Vieira Ottoni, em estilo acadêmico, datável do século XIX.
Referências bibliográficas/arquivísticas
FILHO, Christiano Benedicto Ottoni Filho. Árvore Genealógica da Família Ottoni. Ed. Gráfica de Artes S.A. Rio de Janeiro, 1963 (pág. 09): "JORGE BENEDICTO OTTONI era dado às atividades políticas, foi Capitão e eleito Vereador da Vila do Príncipe e mais tarde eleito Deputado para o Conselho Geral da Província de Minas Gerais./ Casou-se com Dª Rozalia de Souza Maia que lhe deu onze filhos, todos nascidos na hoje "Casa dos OTTONI", no Sêrro, por êle construída./ Faleceu nesta cidade do Rio de Janeiro, onde está sepultado - Cemitério do Catumbi./ Dos seus onze filhos, destacaram-se, THEOPHILO E CHRISTIANO BENEDICTO OTTONI."
Temas
Família Ottoni | Minas Gerais | Século XIX | Segundo Reinado | Vila do Príncipe
Marcas/ inscrições/ legendas
Assinatura sublinhada no canto inferior direito da tela, em tinta branca: "J.V. Ottoni".
Época
Séc. XIX