Canapé
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Miniatura
Número de registro
81
Título para o público
Canapé
Denominação
Canapé
Autor
Técnica
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Canapé, , confeccionado em madeira clara (faia), com parte frontal do assento levemente abaulado e assento braços em madeira vergada com terminação em volutas, encosto com hastes em curva, tendo medalhão vazado na parte central e motivos decorativos hastes do encosto se prolongam para a composição das pernas traseiras. Amarração em formato ovalado que une e reforça as pernas, além de haste abaulada para sustentação do móvel posicionada na parte central do assento. Pernas dianteiras levemente curvas à frente com a parte superior encaixada e com ornamentação das partes através de parafusos.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Características técnicas
Canapé de madeira clara e palhinha, em estilo Thonet, composta por peças presas por parafusos: encosto curvo e vazado, dois pés anteriores e elemento ovalado que une e reforça as pernas.
Características estilísticas
O móvel em estilo Thonet, conhecido como "móvel austríaco", foi desenvolvido pelo fabricante Michael Thonet, destacando-se pelo uso da madeira vergada.
Características iconográficas/ornamentais
Canapé com elementos em curva, característicos do estilo, confeccionado em faia (madeira de cor clara), na cor natural.
Referências bibliográficas/arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio, Rúbia Braz Bueno do Prado, Ruth Rodrigo Octavio Londres. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira: Tele Centro Sul Projetos Culturais, 1999. Pág. 379 - Thonet, Michael (1796-1871). Ebanista austríaco e fabricante de móveis, criador de certo tipo de cadeiras e outras peças Executadas numa técnica inovadora: o uso da madeira vergada. Tal foi a penetração de seus produtos, que estes são definitivamente associados a seu nome. O gênio de Thonet revelou-se a partir de processos artesanais, até atingir o completo domínio das técnicas industriais; graças a sua formação como marceneiro e ebanista. Thonet soube conservar uma boa margem de liberdade para explorar de modo muito pessoal e expressivo nas formas que concebeu. Começou a carreira executando móveis no estilo Biedermeier, po- rém mais leves. Depois de sucessivas etapas, a trajetória dos móveis Thonet define-se quanto estes são apresentados com sucesso na Exposição de Londres de 1851. Em 1870, Thonet já está firmado industrialmente e a eficiência da elaboração aliada à capacidade produtiva irão permitir o baixo custo e o acesso a uma extensa faixa de usuários de cadeiras, sofás, mesas e outras peças. A célebre cadeira nº14, por exemplo, a que Thonet chamou de Konsumsessel (cadeira de consumo), comporta apenas seis peças: o encosto curvo que se alonga nas pernas traseiras, o assento circular, os dois pés anteriores, um elemento em curva fechada que une e reforça as pernas...Os móveis eram feitos normalmente de faia, e podiam apresentar na cor natural ou pintados em tons de madeira ou em preto." Pág. 236 - Madeira vergada. A que assume formas curvas não por meio de entalhe ou de corte, mas pelo aproveitamento da direção das fibras. Os processos mais antigos valiam-se do envergamento de camadas de madeira folheada; no séc. XIX o fabricante de mó- veis Thonet inventou um processo que se serve de sólidas hastes de madeira encurvadas sob a ação do calor e da água.
Temas
Conjunto com nº
78 | 79 | 80 | 82 | 281 | 282 | 283 | 284 e 285
Marcas/ inscrições/ legendas
Inscrição em etiqueta de papel (no fundo da peça): "THONET/ WIEN/ MITI GOZETZHCHENSCHUTZE GEGEN NACHAHMUNG". À direita da etiqueta: "K. K. HOF LITH. U STEMDR V. A. GRUB, W..."
Época
Séc. XIX