Travessa
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
127
Título para o público
Travessa
Denominação
Travessa
Autor
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Travessa em porcelana, conhecida como "louça de pombinhos", de formato ovalado e origem inglesa, com borda saliente e ornatos orientais em tom azul. Borda cercada por perolado, tendo fundo com ornatos triangulares onde se encontram inseridos: gregas, círculos, volutas e motivos fitomorfos estilizados. Na parte interna, campo com ornamentação diversificada, com representação de cena que compõem uma região do Oriente, incluindo palácio, pagodes, salgueiro e árvores de diferentes origens, mar, embarcação, ponte, cerca, figuras antropomorfas e dois pombinhos, que voam lado a lado. Sobre a cena central, friso com ornatos geométricos estilizados. Nas quatro faces externas, cenas seguindo a mesma padronagem da cena central. Fundo liso. Sem marca.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Características estilísticas
Louça conhecida como "willow pattern" ("motivo de salgueiro"), com desenho que representa uma paisagem chinesa e que foi utilizado na Inglaterra para a decoração de louça de mesa azul-e-branco.
Características iconográficas/ornamentais
Ornatos: gregas; círculos; volutas; motivos fitomorfos estilizados; motivos geométricos; mar; embarcação; ponte; cerca; figuras antropomorfas e pombinhos.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Documentação de aquisição: "Termo de responsabilidade nº 176/84 (nome: Ariadne Barbosa de Souza Motta. cargo/função: responsável; localização dos bens: PNM - Museu do Serro; data: 29-11-84): 12 - TRAVESSA antiga e usada, número de tombo 02540 e 02541- quant. 02. valor: 480.000". MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio, Rúbia Braz Bueno do Prado, Ruth Rodrigo Octavio Londres. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira: Tele Centro Sul Projetos Culturais, 1999. Pág.296: "pombinhos - Designação familiar dada no Brasil ao motivo de decoração da louça inglesa em que, numa paisagem tipicamente chinesa, aparecem dois pássaros voando juntos. A esta decoração (também chamada no interior do Brasil "azul-pombinho") é atribuída uma lenda em que se explicam os elementos do desenho: pequenos personagens, um salgueiro e outras árvores, um pagode, um palácio, uma ponte, um braço de mar, um barco, dois pássaros, voando juntos. Na cena, a princesinha Lui, apaixonada por um plebeu, foge do palácio, carregando uma caixa de jóias, seguida pelo amado que leva uma lanterna; passam a ponte e se refugiam num quiosque. O pai mandarim, com gestos agitados, manda os criados com chicotes perseguir os namorados, mas a boa ama envia dois pombos como mensageiros e o casal escapa num barco que está ao largo."
Época
Séc. XVIII/XIX