São Francisco do Amor Divino, Santo de roca
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Miniatura
Número de registro
194
Título para o público
São Francisco do Amor Divino, Santo de roca
Denominação
Santo de roca
Autor
Técnica
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Santo [de roca ou de vestir], confeccionado em madeira entalhada e policromada, representando São Francisco do Amor Divino. Escultura em tamanho natural, com corpo em armação composta por eixo central em madeira e oito tábuas finas verticais, fixadas por pregos à base octogonal. Parte superior correspondente ao dorso composta por quatro ripas de madeira presas por pregos a uma estrutura de formato oval na altura da cintura. Braços com dupla articulação (ombro e cotovelo), com antebraços esculpidos. Mãos grandes com dedos longos e representação de chaga, em tinta vermelha, na sua mão direita. Tez com carnação esbranquiçada no rosto até o pescoço, antebraços e mãos. Figura masculina, ajoelhada, em posição frontal, com cabelos castanhos ondulados e estriados, em tonsura, orelhas aparentes, sobrancelhas e olhos pretos pintados, nariz aquilino, barba semi-longa e bigodes estriados e ondulados esculpidos em tom castanho, ossos da face ressaltados e boca fechada com apenas o lábio superior pintado em tom vermelho. Traja hábito franciscano (em tecido), em tom marrom, com cíngulo torsado em cordão branco. Ausência dos pés (possivelmente ).
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Referências bibliográficas/arquivísticas
MARQUES, Lúcia. Metodologia para o cadastramento de escultura sacra-imaginária. 1ª edição. Ed. Contemp, 1982. Pág: 23 - Imagens de Roca/ As imagens de Roca ou de vestir, também conhecidas como "Bastidores", são aquelas que têm parte do corpo esculpidas e outras em leve armação de madeira, tendo algumas todo o corpo esculpido mais com fino tratamento somente nas extremidades, como cabeça, mãos e pés. Podemos chamá-las, também, de imagens de procissão pois eram muito usadas para essas solenidades religiosas por serem mais leves e fáceis de serem adaptadas nos andores./ Como são vestidas, abriram vasto campo à imaginação e ao gosto da época. As Irmandades, devotos, doadores se esmeravam em cobrí-las com os mais finos e ricos tecidos e jóias./ Segundo o Prof. Valentin Calderon de la Vara, sua origem está ligada à Península Ibérica, onde desde a primeira metade do século XVI tornou-se popular o uso de colocar ricos mantos nas imagens de Nossa Senhora. De acordo com o gosto barroco na tentativa de aumentar o realismo e a dramaticidade, começaram a usar elementos postiços que davam aparência mais natural./ No Brasil, as imagens de roca se desenvolveram graças, especialmente, às Ordens Terceiras, se propagando motivadas, também, pela devoção e gosto popular."
Temas
Época
Séc. XVIII/XIX