Cardeal, Santo de roca
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Miniatura
Número de registro
199
Título para o público
Cardeal, Santo de roca
Denominação
Santo de roca
Autor
Técnica
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Santo [de roca ou de vestir], confeccionado em madeira entalhada e policromada, representando Cardeal. Escultura em tamanho natural, com parte da estrutura do corpo (do quadril aos pés) em armação composta por eixo central e oito tábuas finas verticais, sendo duas delas esculpidas compondo a parte inferior das pernas e os pés calçados com sapatos pretos. Braços esculpidos com dupla articulação (ombro e cotovelo). Mãos pequenas com dedos finos. Tez com carnação esbranquiçada nos antebraços, mãos e rosto. Figura masculina, jovem, de pé, em posição frontal, com a parte superior da cabeça pintada em tom avermelhado e a parte frontal com franja estriada e ligeiramente ondulada, em tom castanho escuro. Orelhas aparentes com cabelos em tonsura seguindo o mesmo padrão da franja. Apresenta sobrancelhas largas e cílios pintados em tom marrom, olhos azuis, nariz longo, rosto comprido e magro, boca pequena fechada, com lábios em tom vermelho, queixo proeminente e pescoço fino. Base recortada. Apresenta trajes episcopais, em tecido vermelho e branco.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Referências bibliográficas/arquivísticas
MARQUES, Lúcia. Metodologia para o cadastramento de escultura sacra-imaginária. 1ª edição. Ed. Contemp, 1982. Pág: 23 - Imagens de Roca/ As imagens de Roca ou de vestir, também conhecidas como "Bastidores", são aquelas que têm parte do corpo esculpidas e outras em leve armação de madeira, tendo algumas todo o corpo esculpido mais com fino tratamento somente nas extremidades, como cabeça, mãos e pés. Podemos chamá-las, também, de imagens de procissão pois eram muito usadas para essas solenidades religiosas por serem mais leves e fáceis de serem adaptadas nos andores./ Como são vestidas, abriram vasto campo à imaginação e ao gosto da época. As Irmandades, devotos, doadores se esmeravam em cobrí-las com os mais finos e ricos tecidos e jóias./ Segundo o Prof. Valentin Calderon de la Vara, sua origem está ligada à Península Ibérica, onde desde a primeira metade do século XVI tornou-se popular o uso de colocar ricos mantos nas imagens de Nossa Senhora. De acordo com o gosto barroco na tentativa de aumentar o realismo e a dramaticidade, começaram a usar elementos postiços que davam aparência mais natural./ No Brasil, as imagens de roca se desenvolveram graças, especialmente, às Ordens Terceiras, se propagando motivadas, também, pela devoção e gosto popular."
Temas
Conjunto com nº
196 | 198 | 200 | 201
Época
Séc. XVIII/XIX