São Vicente Ferrer, Santo de roca
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Miniatura
Número de registro
203
Título para o público
São Vicente Ferrer, Santo de roca
Denominação
Santo de roca
Autor
Técnica
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Santo [de roca ou de vestir], confeccionada em madeira entalhada e policromada, representando São Vicente Ferrer. Escultura em tamanho natural, com parte da estrutura do corpo (da cintura aos pés) em armação composta por cinco tábuas finas verticais, fixadas por pregos à base octogonal com suporte retangular. Braços com dupla articulação (ombro e cotovelo) com anterbraços esculpidos. Mãos grandes com dedos largos. Tez com carnação rósea na cabeça, rosto, antebraços e mãos. Figura masculina, de pé, em posição frontal, com a cabeça pendente à sua direita, parcialmente careca, com orifício na parte superior paa encaixe de atributo (inexistente) e penacho de cabeos estriados em tom preto, assim como cabelos nas laterais no mesmo tom. Orelhas aparentes, sobrancelhas, cílios e olhos pintados de preto, nariz pequeno e fino, barba cacheada e estriada, esculpida e pintada em tom preto, e boca fechada, com lábios em tom vermelho. Traja hábito preto (em tecido), de mangas compridas e alva branca rendada.
Condições de reprodução
Domínio público, ver http://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Referências bibliográficas/arquivísticas
MARQUES, Lúcia. Metodologia para o cadastramento de escultura sacra-imaginária. 1ª edição. Ed. Contemp, 1982. Pág: 23 - Imagens de Roca/ As imagens de Roca ou de vestir, também conhecidas como "Bastidores", são aquelas que têm parte do corpo esculpidas e outras em leve armação de madeira, tendo algumas todo o corpo esculpido mais com fino tratamento somente nas extremidades, como cabeça, mãos e pés. Podemos chamá-las, também, de imagens de procissão pois eram muito usadas para essas solenidades religiosas por serem mais leves e fáceis de serem adaptadas nos andores./ Como são vestidas, abriram vasto campo à imaginação e ao gosto da época. As Irmandades, devotos, doadores se esmeravam em cobrí-las com os mais finos e ricos tecidos e jóias./ Segundo o Prof. Valentin Calderon de la Vara, sua origem está ligada à Península Ibérica, onde desde a primeira metade do século XVI tornou-se popular o uso de colocar ricos mantos nas imagens de Nossa Senhora. De acordo com o gosto barroco na tentativa de aumentar o realismo e a dramaticidade, começaram a usar elementos postiços que davam aparência mais natural./ No Brasil, as imagens de roca se desenvolveram graças, especialmente, às Ordens Terceiras, se propagando motivadas, também, pela devoção e gosto popular." CUNHA, Maria José de Assunção da. Iconografia Cristã. Universidade Federal de Ouro Preto e Instituto de Artes e Cultura. Ouro Preto, 1993. (Pág. 77): SÃO VICENTE FERRER (1350-1419)/ Nascido em Valência, no Reino de Aragão, fez-se grande dominicano, destacou-se como pregador, empenhado na unidade da Igreja sob o cisma de Avinhão e Roma./ Sua festa é celebrada a 5 de abril./ Representado com hábito dominicano, geralmente com o braço direito apontando para o céu. Seus atributos são um livro aberto, uma caveira, uma corneta, asas, uma chama sobre a cabeça; às vezes, um ramalhete de lírios nas mãos e o sol, com as iniciais de Cristo, brilhando no peito."
Temas
Época
Séc. XVIII/XIX