[São Luiz, Rei da França], Santo de roca (cabeça)
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Miniatura
Número de registro
231
Título para o público
[São Luiz, Rei da França], Santo de roca (cabeça)
Denominação
Santo de roca (cabeça)
Autor
Técnica
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Cabeça de santo de roca, confeccionada em madeira (cedro) entalhada e policromada, representando possivelmente São Luis, Rei de França. Figura masculina, com o rosto em formato oval, careca, testa larga e orelhas aparentes. Apresenta olhos e sobrancelhas pintados de preto, nariz fino e longilíneo, boca fechada, com lábios em tom vermelho claro, com lábios grossos. Possui vestígios de pintura de bigode. Tez com carnação. Entalhe até o pescoço do santo, com a parte inferior reta e com orifício para encaixe na estrutura do corpo da imagem de roca.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Referências bibliográficas/arquivísticas
MARQUES, Lúcia. Metodologia para o cadastramento de escultura sacra-imaginária. 1ª edição. Ed. Contemp, 1982. Pág: 23 - Imagens de Roca/ As imagens de Roca ou de vestir, também conhecidas como "Bastidores", são aquelas que têm parte do corpo esculpidas e outras em leve armação de madeira, tendo algumas todo o corpo esculpido mais com fino tratamento somente nas extremidades, como cabeça, mãos e pés. Podemos chamá-las, também, de imagens de procissão pois eram muito usadas para essas solenidades religiosas por serem mais leves e fáceis de serem adaptadas nos andores./ Como são vestidas, abriram vasto campo à imaginação e ao gosto da época. As Irmandades, devotos, doadores se esmeravam em cobrí-las com os mais finos e ricos tecidos e jóias./ Segundo o Prof. Valentin Calderon de la Vara, sua origem está ligada à Península Ibérica, onde desde a primeira metade do século XVI tornou-se popular o uso de colocar ricos mantos nas imagens de Nossa Senhora. De acordo com o gosto barroco na tentativa de aumentar o realismo e a dramaticidade, começaram a usar elementos postiços que davam aparência mais natural./ No Brasil, as imagens de roca se desenvolveram graças, especialmente, às Ordens Terceiras, se propagando motivadas, também, pela devoção e gosto popular."
Temas
Época
Séc. XVIII/XIX