São Francisco das Aves, Santo de roca (cabeça)
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Miniatura
Número de registro
232
Título para o público
São Francisco das Aves, Santo de roca (cabeça)
Denominação
Santo de roca (cabeça)
Autor
Técnica
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Santo [de roca ou de vestir] confeccionado em madeira entalhada e policromada, representando São Francisco das Aves. Escultura de tamanho médio, com parte da estrutura do corpo (da barriga aos pés) em armação composta por sete tábuas finas verticais fixadas por pregos à base ovalada. Dorso esculpido até a altura da barriga. Sem braços. Figura masculina, jovem, com o rosto fino e magro, cabelos ondulados, em tonsura, pintados em tom preto, assim como a barba curta, testa curta e orelhas aparentes. Tez com carnação. Apresenta olhos e sobrancelhas pintados de preto, nariz fino, boca entreaberta, com lábios em tom vermelho e dentes da arcada superior aparentes. Entalhe até o pescoço do santo, de onde se prolonga uma estrutura mais delgada, de formato cilíndrico, em madeira sem policromia, para encaixe no corpo da imagem de roca. Parte posterior do dorso com encaixe retangular.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Referências bibliográficas/arquivísticas
MARQUES, Lúcia. Metodologia para o cadastramento de escultura sacra-imaginária. 1ª edição. Ed. Contemp, 1982. Pág: 23 - Imagens de Roca/ As imagens de Roca ou de vestir, também conhecidas como "Bastidores", são aquelas que têm parte do corpo esculpidas e outras em leve armação de madeira, tendo algumas todo o corpo esculpido mais com fino tratamento somente nas extremidades, como cabeça, mãos e pés. Podemos chamá-las, também, de imagens de procissão pois eram muito usadas para essas solenidades religiosas por serem mais leves e fáceis de serem adaptadas nos andores./ Como são vestidas, abriram vasto campo à imaginação e ao gosto da época. As Irmandades, devotos, doadores se esmeravam em cobrí-las com os mais finos e ricos tecidos e jóias./ Segundo o Prof. Valentin Calderon de la Vara, sua origem está ligada à Península Ibérica, onde desde a primeira metade do século XVI tornou-se popular o uso de colocar ricos mantos nas imagens de Nossa Senhora. De acordo com o gosto barroco na tentativa de aumentar o realismo e a dramaticidade, começaram a usar elementos postiços que davam aparência mais natural./ No Brasil, as imagens de roca se desenvolveram graças, especialmente, às Ordens Terceiras, se propagando motivadas, também, pela devoção e gosto popular." CUNHA, Maria José de Assunção da. Iconografia Cristã. Universidade Federal de Ouro Preto e Instituto de Artes e Cultura. Ouro Preto, 1993. (Pág. 82): SÃO FRANCISCO DE ASSIS (1182-1226)/ Nascido em Assis, na Úmbria, Itália, filho de rico comerciante, Francisco sonhava com as glórias militares. A partir de 1206, convertido ao Evangelho, distribuiu os bens paternos entre os pobres. Deserdado pelo pai, abandonou Assis e asilou-se nas ruínas da Igreja de São Damião, que passou a reconstruir. Dedicou-se inteiramente à prática da caridade e da humildade, começando a ser imitado por alguns seguidores. Em 1209, consegue do Papa Inocêncio III a aprovação da Ordem dos Frades Menores; com Santa Clara, fundou a Ordem das Clarissas e, em 1221 nascia a Ordem Terceira Franciscana, constituída por leigos./ No Monte Alverne, onde meditava e orava reecbe os estigmas de Cristo./ Sua festa é celebrada a 4 de outubro./ É representado como homem magro, de tonsura e barba, trazendo no corpo os estigmas de Cristo. Veste hábito marrom ou preto, com capuz e cordão de três nós à cintura e os pés geralmente descalços. Como atributos, traz o crucifixo, a dupla cruz, ou Cruz de Lorena, o rosário, o cilício, um livro, uma caveira, pássaros ou pombas. Nas cenas de representação do Monte Alverne, aparece ajoelhado, ou em pé, diante do Cristo crucificado, ou abraçando-o do lado direito, como se estivesse descendo Cristo da Cruz...Em representações mais freqüentes, São Francisco aparece de pé, trazendo numa das mãos, um crucifixo e na outra, uma caveira. Aparece ainda mostrando as mãos chagadas, sendo então chamado de São Francisco das Chagas."
Temas
Época
Séc. XVIII/XIX