Maria Madalena, Santo de roca (cabeça)
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Miniatura
Número de registro
233
Título para o público
Maria Madalena, Santo de roca (cabeça)
Denominação
Santo de roca
Autor
Técnica
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Santa [de roca ou de vestir] confeccionada em madeira entalhada e policromada, representando Maria Madalena. Na parte frontal, dorso com busto pouco marcado, tendo espécie de roldana com orifício no seu ombro esquerdo para encaixe do braço (inexistente). Apresenta barriga proeminente e, ao redor do quadril, estruturas quadrangulares para colocação de sete ripas (inexistentes) de madeira para sustentação do corpo. Figura feminina, com o rosto em formato oval, com risco do cabelo pintado em preto, testa larga e orelhas aparentes. Apresenta olhos, cílios e sobrancelhas pintados de preto, nariz fino e longilíneo, boca entreaberta, com lábios em tom vermelho claro, com dentes da arcada superior aparentes. Tez com carnação. Entalhe até o pescoço do santo, com a parte inferior reta e com orifício para encaixe na estrutura do corpo da imagem de roca. Parte posterior do dorso com recorte abaulado.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Referências bibliográficas/arquivísticas
MARQUES, Lúcia. Metodologia para o cadastramento de escultura sacra-imaginária. 1ª edição. Ed. Contemp, 1982. Pág: 23 - Imagens de Roca/ As imagens de Roca ou de vestir, também conhecidas como "Bastidores", são aquelas que têm parte do corpo esculpidas e outras em leve armação de madeira, tendo algumas todo o corpo esculpido mais com fino tratamento somente nas extremidades, como cabeça, mãos e pés. Podemos chamá-las, também, de imagens de procissão pois eram muito usadas para essas solenidades religiosas por serem mais leves e fáceis de serem adaptadas nos andores./ Como são vestidas, abriram vasto campo à imaginação e ao gosto da época. As Irmandades, devotos, doadores se esmeravam em cobrí-las com os mais finos e ricos tecidos e jóias./ Segundo o Prof. Valentin Calderon de la Vara, sua origem está ligada à Península Ibérica, onde desde a primeira metade do século XVI tornou-se popular o uso de colocar ricos mantos nas imagens de Nossa Senhora. De acordo com o gosto barroco na tentativa de aumentar o realismo e a dramaticidade, começaram a usar elementos postiços que davam aparência mais natural./ No Brasil, as imagens de roca se desenvolveram graças, especialmente, às Ordens Terceiras, se propagando motivadas, também, pela devoção e gosto popular."
Temas
Época
Séc. XVIII/XIX