Crucifixo
-
Miniatura
Número de registro
234
Título para o público
Crucifixo
Denominação
Crucifixo
Autor
Material
folha de ouro | madeira | metal | tinta
Técnica
douramento | entalhe | fundição | policromia
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Crucifixo confeccionado em madeira entalhada, policromada e dourada, com base trifacetada apoiada sobre três sapatas com extremidades avolutadas e parte interna em azul, tendo escudete na parte central frisado e pintado em tom vermelho e arremate superior em motivo fitomorfo estilizado. Os escudetes, dispostos um cada uma das três faces da base encontram-se emoldurados por frisos simples com terminações, na parte superior e inferior, inferior de cada face em espécie de flor-de-liz com vestígios de pintura verde. Superfície da base triangular, em dourado, com moldura abaulada e friso simples. Cruz com hastes retas, tendo a parte interna em tom verde claro com bordas brancas frisadas e ponteiras abauladas com círculo na sua parte central. Cristo Crucificado em madeira entalhada e policromada, de manufatura erudita, fixado à cruz por cravos masculina, seminua, com os braços suspensos, com a cabeça pendente sobre seu ombro direito, de cabelos compridos em tom castanho escuro, ondulados e estriados, com mecha caída à sua direita. Orelha esquerda parcialmente aparente e chagas representadas na testa através de pingos em tinta vermelha, bem como na sua bochecha esquerda, pescoço, braço e mão direitos, costas, abaixo das axilas, coração, barriga, coxas, joelhos, tornozelos e pés. Rosto magro, olhos fechados (representado Senhor do Bonfim), nariz fino, boca entreaberta com dentes aparentes, barba e bigode em tom castanho escuro. Traja perizônio com panejamento movimentado, em tom azul claro, com nós lateral e frontal, preso por cordão torsado musculatura bem definida e pernas ligeiramente flexionadas com seu pé direito apoiado sobre o esquerdo. Tez com carnação esbranquiçada. Sobre o Cristo, resplendor em metal (prata), tendo ornamentação central com motivos florais em relevo cercados por volutas, além de tarja do mesmo metal com a inscrição "INRI" (significando Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Parte posterior da cruz com restos de pintura azul nas hastes e de pintura vermelha nas ponteiras.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Características técnicas
Crucifixo em madeira entalhada, policromada e dourada, com características do estilo rococó, com Cristo de manufatura erudita. Policromia: verde, azul e vermelho. Douramento.
Características iconográficas/ornamentais
Ornatos: volutas, motivos fitomorfos e florais, frisos.
Referências bibliográficas/arquivísticas
CUNHA, Maria José de Assunção da. Iconografia Cristã. Universidade Federal de Ouro Preto e Instituto de Artes e Cultura. Ouro Preto, 1993. (Pág. 36): "JESUS CRUCIFICADO/ Representações da cena do Calvário nas quais é comum serem as imagens em tamanho natural, articuladas nos membros superiores a fim de servirem nas encenações do descendimento da cruz, na Sexta-Feira Santa./ Cristo aparece envolvido na cintura por uma faixa branca, denominada perizônio, amarrada por cordas ou nó do próprio tecido. Os braços estão suspensos e presos à cruz por meio de cravos, apoiados ou não em supedâneo./ Às vezes tem a cabeça caída sobre o ombro e os olhos fechados, sendo chamado de Senhor do Bonfim./ Noutras representações, no conjunto do Calvário, aparecem a Virgem das Dores, São João Evangelista e Maria Madalena, no topo da colina onde está a cruz./ Cristo pode ainda ser representado junto aos outros crucificados, o Bom e o Mau Ladrão, à direita e à esquerda da cruz, respectivamente./ Sobre a cruz, aparece uma placa com as iniciais INRJ ou Jesus Nazareno, Rei dos Judeus."
Temas
Época
Séc. XVIII/XIX