Cadeira
-
Miniatura
Número de registro
76
Título para o público
Cadeira
Denominação
Cadeira
Autor
Técnica
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Cadeira, I, confeccionada em madeira (jacarandá mineiro), de estrutura quadrangular e assento trapezoidal dividido em dois corpos, tendo ornamentação em marchetaria, com filetes em pau-marfim e desenho em formato de escudo elíptico ladeado por dois vértices invertidos, na parte superior. Na parte inferior do espaldar, três varetas delgadas posicionadas paralelamente. Pernas dianteiras e posteriores retilíneas e lisas. Amarração com travejamento em "H".
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Características técnicas
Cadeira de madeira (jacarandá) e palhinha, em estilo D. Maria I, com marchetaria e filetados em madeira mais clara (pau-marfim).
Características estilísticas
A peça apresenta características do estilo D. Maria I, também conhecido como neoclássico, com filetados em madeira mais clara (pau-marfim) sobre fundo escuro, com pernas retas e corte quadrangular.
Características iconográficas/ornamentais
Filetes em marchetaria.
Referências bibliográficas/arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio, Rúbia Braz Bueno do Prado, Ruth Rodrigo Octavio Londres. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira: Tele Centro Sul Projetos Culturais, 1999. Pág. 119: "Dona Maria I - Estilo decorativo luso-brasileiro que floresceu durante o reinado de D. Maria I de Portugal (1777-1792) e a regência de seu filho D. João...O estilo se estende por duas décadas do séc. XIX, ou seja, pelo reinado de D. João VI e pelo de D. Pedro I no Brasil independente. Com a vinda da família real para o Brasil em 1808, adquirimos excelente acervo de peças do Estilo D. Maria, bem como mão-de-obra especializada no mobiliário, na ourivesaria, etc."
Temas
Conjunto com nº
7,37E+076
Época
Séc. XIX