Jarra de porcelana
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
128
Título para o público
Jarra de porcelana
Denominação
Jarra
Autor
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Jarro em porcelana, serviço de mesa azul-e-branco, conhecida como "willow pattern", de origem inglesa, com estrutura do corpo bojuda, guarnecido de bico abaulado para escoar líquido e alça larga motivos decorativos em tom azul, tendo ao redor do corpo do objeto, cena oriental com pagodes, palácio, vegetação típica da região, pontes, mar e figuras antropomorfas. Na alça, ramagens com pequenas flores em tom azul. Na face superior, se estendendo ao bico, ornamentação em tom azul com motivos geométricos e fitomorfos. No interior do jarro, na parte correspondente ao bico o mesmo padrão decorativo da face superior. Fundo liso, com a inscrição, em tinta azul: "4".
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Características estilísticas
Louça conhecida como "willow pattern" ("motivo de salgueiro"), com desenho que representa uma paisagem chinesa e que foi utilizado na Inglaterra para a decoração de louça de mesa azul-e-branco.
Características iconográficas/ornamentais
Ornatos: gregas; círculos; motivos fitomorfos estilizados; motivos geométricos; mar; pontes; cercas e figuras antropomorfas.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Documentação de aquisição: "Termo de responsabilidade nº 176/84 (nome: Ariadne Barbosa de Souza Motta. cargo/função: responsável; localização dos bens: PNM - Museu do Serro; data: 29-11-84): 11 - JARRO antigo e usado, número de tombo 02539- quant. 01. valor: 150.000". MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio, Rúbia Braz Bueno do Prado, Ruth Rodrigo Octavio Londres. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira: Tele Centro Sul Projetos Culturais, 1999. Pág.298: "porcelana Companhia das Índias - Designação dada em Portugal e no Brasil à porcelana chinesa de exportação, também conhecida como "louça da Companhia das Índias", "louça das Índias". A louça apresenta como características uma pasta de um branco azulado recoberto de vidrado brilhante, com textura ligeiramente granulada (lembra uma papa de arroz, donde ter sido chamada em Portugal "arroz cozido"). O acabamento esmaltado não era dado no reverso das peças cuja base apresenta, em geral, certa aspereza. São raras as marcas e, para sua identificação e datação, deve-se levar em conta características de composição, de forma, de decoração."
Marcas/ inscrições/ legendas
No fundo, em tinta azul: "4"
Época
Séc. XVIII/XIX