Luminária de mesa
-
Miniatura
Número de registro
71
Título para o público
Luminária de mesa
Denominação
Luminária de mesa
Autor
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Luminária, confeccionada em vidro soprado, através da técnica "overlay" (vide referências bibliográficas), subdividida em três partes, tendo corpo em vidro opaco branco ornado por círculos, estruturas ovais e gomos transparentes emolduradas por frisos dourados. Parte superior redonda com abertura em corte circular para saída da iluminação, tendo ornamentação com onze círculos dispostos em linha seguidos de grupos de quatro motivos decorativos ovais e, em seguida, dez gomos ("janelas"). Estrangulamento da peça com estrutura em bronze dourado com friso e bocal com pequenos orifícios. Parte central em vidro com a mesma padronagem da parte superior. Terminação da peça com estrutura de vidro longilínea, decorada com cinco círculos na parte superior e cinco círculos na parte inferior entremeados por cinco gomos. Peça apoiada sobre pedestal em mármore escalonado e alternado por placas quadrangulares em bronze dourado ornadas com motivos fitomorfos as partes de vidro central e inferior, reprodução de capitel coríntio em bronze dourado sob estrutura cilíndrica abaulada no mesmo metal.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Características técnicas
Luminária de origem inglesa, do século XIX, confeccionada em vidro branco opaco trabalhado através da técnica 'overlay' (vide referências bibliográficas)
Referências bibliográficas/arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio, Rúbia Braz Bueno do Prado, Ruth Rodrigo Octavio Londres. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira: Tele Centro Sul Projetos Culturais, 1999. Pág. 277: "overlay - [Ingl. 'camada superposta'.] s. Técnica de trabalhar peças de vidro soprado transparente recobrindo-os com uma Camada de vidro transparente colorido ou vidro opaco, de cor ou branco, com aspecto de esmalte que contrasta com a cor do supor- te. Essa camada, bastante espessa, é talhada formando "janelas" de diferentes formas de modo que apareça o cristal do fundo. A de- coração com overlay apresenta-se em relevo e é muitas vezes pintada ou gravada. O processo foi usado desde a Antigüidade e revi- vido no século XIX, especialmente na Boêmia (frascos e pinhas)."
Temas
Conjunto com nº
72
Época
Séc. XIX