Santo Elias, Santo de roca
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Miniatura
Número de registro
181
Título para o público
Santo Elias, Santo de roca
Denominação
Santo de roca
Autor
Técnica
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Santo [de roca ou de vestir], confeccionado em madeira entalhada e policromada, representando Santo Elias. Escultura em tamanho natural, com corpo em armação composta por cinco tábuas finas. Braços esculpidos com dupla articulação (ombro e cotovelo) e parte inferior da pernas esculpidos. Figura masculina, de pé, em posição frontal, com cabelos ondulados em tonsura, no tom castanho, orelhas aparentes, olhos, sobrancelhas e cílios pintados em tom preto, barba semi-longa, em tom castanho. Apresenta nariz comprido e fino e boca fechada, com lábios pintados de vermelho, tendo projeção do lábio inferior. Mãos com dedos alongados. Pintura com carnação nas partes esculpidas (cor da pele). Pés finos em posição reta. Base circular com as tábuas verticais da estrutura do corpo do santo presas por cravos. Traja hábito carmelita (em tecido), de mangas compridas, em tom marrom sobreposto por manto com gola branco.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Referências bibliográficas/arquivísticas
MARQUES, Lúcia. Metodologia para o cadastramento de escultura sacra-imaginária. 1ª edição. Ed. Contemp, 1982. Pág: 23 - Imagens de Roca/ As imagens de Roca ou de vestir, também conhecidas como "Bastidores", são aquelas que têm parte do corpo esculpidas e outras em leve armação de madeira, tendo algumas todo o corpo esculpido mais com fino tratamento somente nas extremidades, como cabeça, mãos e pés. Podemos chamá-las, também, de imagens de procissão pois eram muito usadas para essas solenidades religiosas por serem mais leves e fáceis de serem adaptadas nos andores./ Como são vestidas, abriram vasto campo à imaginação e ao gosto da época. As Irmandades, devotos, doadores se esmeravam em cobrí-las com os mais finos e ricos tecidos e jóias./ Segundo o Prof. Valentin Calderon de la Vara, sua origem está ligada à Península Ibérica, onde desde a primeira metade do século XVI tornou-se popular o uso de colocar ricos mantos nas imagens de Nossa Senhora. De acordo com o gosto barroco na tentativa de aumentar o realismo e a dramaticidade, começaram a usar elementos postiços que davam aparência mais natural./ No Brasil, as imagens de roca se desenvolveram graças, especialmente, às Ordens Terceiras, se propagando motivadas, também, pela devoção e gosto popular." CUNHA, Maria José de Assunção da. Iconografia Cristã. Universidade Federal de Ouro Preto e Instituto de Artes e Cultura. Ouro Preto, 1993. (Pág. 69): SANTO ELIAS/ Elias foi profeta que viveu no tempo de Acab, rei de Israel (873-854 a.C), de Ocozias, quando se praticavam heresias contra Javé e proliferavam os cultos pagãos./ Veio defender a religião revelada, tendo recebido o dom de realizar milagres. Ressuscitou mortos e fez descer fogo do céu para consumir as vítimas em holocausto./ Foi alimentado por um corvo, uma viúva e um anjo (III Rs. 17-6, 15)./ Foi arrebatado aos céus por um turbilhão de vento (Rs. 2, 11) ou num carro de fogo. Esteve presente na transfiguração de Cristo (Mt. 17, 3)./ Sua festa é celebrada a 20 de julho./ É representado de hábito carmelita e tem, como atributos, uma espada em chamas numa das mãos e, na outra, uma igreja."
Temas
Época
Séc. XVIII/XIX