São Lúcio, Santo de roca
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Miniatura
Número de registro
184
Título para o público
São Lúcio, Santo de roca
Denominação
Santo de roca
Autor
Técnica
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Santo [de roca ou de vestir], confeccionado em madeira entalhada e policromada, representando São Lúcio. Escultura em tamanho natural, com parte do corpo (do quadril aos pés) em armação composta por cinco tábuas finas verticais e duas tábuas pequenas posicionadas horizontalmente sobre a base, além de braços esculpidos com dupla articulação (ombro e cotovelo) e sapatos esculpidos e pintados de preto. Figura masculina, de pé, em posição frontal, com rosto ovalado, tez com carnação rósea, cabelos entalhados e pintados em marrom, orelhas aparentes, cílios, sobrancelhas, bigode e cavanhaque pintados de preto. Olhos pintados em tom esverdeado, nariz fino, rugas bem marcadas sobre o bigode, boca entreaberta com lábios pintados em tom vermelho e dentes da arcada superior aparentes, e queixo proeminente. No peito, a inscrição em tinta preta: "SAN LUCIO". Antebraços esculpidos com mãos finas e dedos longos. Mão direita segura atributo: uma cruz latina confeccionada em madeira escura. Sapatos esculpidos e pintados de preto. Base ovalada com as tábuas verticais da estrutura do corpo da santa presas por cravos. Traja hábito franciscano (em tecido), composto por túnica preta, de mangas compridas, sobreposta por manto com gola também preto. Apresenta peruca curta feita de cabelos naturais castanhos e lisos.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Referências bibliográficas/arquivísticas
MARQUES, Lúcia. Metodologia para o cadastramento de escultura sacra-imaginária. 1ª edição. Ed. Contemp, 1982. Pág: 23 - Imagens de Roca/ As imagens de Roca ou de vestir, também conhecidas como "Bastidores", são aquelas que têm parte do corpo esculpidas e outras em leve armação de madeira, tendo algumas todo o corpo esculpido mais com fino tratamento somente nas extremidades, como cabeça, mãos e pés. Podemos chamá-las, também, de imagens de procissão pois eram muito usadas para essas solenidades religiosas por serem mais leves e fáceis de serem adaptadas nos andores./ Como são vestidas, abriram vasto campo à imaginação e ao gosto da época. As Irmandades, devotos, doadores se esmeravam em cobrí-las com os mais finos e ricos tecidos e jóias./ Segundo o Prof. Valentin Calderon de la Vara, sua origem está ligada à Península Ibérica, onde desde a primeira metade do século XVI tornou-se popular o uso de colocar ricos mantos nas imagens de Nossa Senhora. De acordo com o gosto barroco na tentativa de aumentar o realismo e a dramaticidade, começaram a usar elementos postiços que davam aparência mais natural./ No Brasil, as imagens de roca se desenvolveram graças, especialmente, às Ordens Terceiras, se propagando motivadas, também, pela devoção e gosto popular." CUNHA, Maria José de Assunção da. Iconografia Cristã. Universidade Federal de Ouro Preto e Instituto de Artes e Cultura. Ouro Preto, 1993. (Pág. 83): SÃO LÚCIO E SANTA BONA - OS BEM-CASADOS (?)/ Lúcio, mercador, natural de Cagiano, Florença. juntamente com Bona, recebeu o hábito franciscano. Dedicaram-se à prática da caridade, trabalhando nos hospitais da Ordem./ De acordo com a tradição oral, Lúcio distribuiu todos os seus bens aos pobres, irritando a esposa que, por isso, temia a miséria. Certa vez, solicitada por Lúcio para dar pão aos necessitados, Bona discordou afirmando não possuir alimentos nem para os próprios filhos. Entretanto, surpreendeu-se ao deparar com a casa cheia de pães. Arrependendo-se, rogou perdão a Deus e ao esposo e venerou a Divina Providência./ Geralmente representados juntos, vestindo hábito franciscano e trazendo cada qual uma cruz./ Observação: Não se encontram referências a Lúcio e Bona nos hagiológicos consultados. Para Padre Rohrbacher, Bona nasceu em Pisa no ano de 1156, foi virgem, levou vida ascética e tinha sempre visões em que lhe apareciam Cristo e São Tiago. Falecida em 1207, não foi, entretanto, canonizada."
Temas
Conjunto com nº
183
Marcas/ inscrições/ legendas
Em tinta preta, localizada no peito da escultura: "SAN LUCIO"
Época
Séc. XVIII/XIX