Nossa Senhora da Conceição, Santo de roca
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Miniatura
Número de registro
192
Título para o público
Nossa Senhora da Conceição, Santo de roca
Denominação
Santo de roca
Autor
Material
Técnica
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Nossa Senhora [de roca ou de vestir], confeccionada em madeira entalhada e policromada, representando Nossa Senhora da Conceição. Escultura de tamanho médio, com parte da estrutura do corpo (do quadril aos pés) em armação composta por oito tábuas finas verticais, fixadas por pregos em base circular com vestígios de tinta azul, tendo o dorso parcialmente pintado de branco. Parte inferior das pernas esculpidas com os pés calçados com sapatos pretos com ornamentação, na parte superior, em motivos fitomorfos marrons. Tez com carnação esbranquiçada até a cintura, antebraços e mãos. Mãos grandes com dedos longos. Figura feminina, de pé, em posição frontal, com cabelo pintado em tom marrom e orifício na parte superior para encaixe de coroa (inexistente), orelhas grandes aparentes, sobrancelhas, cílios e olhos pintados em tom preto, nariz longo, boca pequena fechada, com lábios em tom vermelho claro, e queijo duplo. Escultura apoiada sobre peanha em formato de globo terrestre, em tom azul, ornada por nuvens estilizadas na parte posterior e laterais, em tom vermelho. Na parte frontal da penha, três querubins, posicionados lado a lado, estando um deles em posição frontal e os outros dois em diagonal dispostos simetricamente. Asas em tom verde, vermelho e com douramento. Tez dos querubins com carnação esbranquiçada, cabelos curtos estriados em tom preto, sobrancelhas, cílios e olhos pretos (o querubim da esquerda apresenta olhos azuis), bochechas em tom vermelho claro, narizes arrebitados, orelhas parcialmente aparentes, bocas pequenas fechadas, em tom vermelho, e queixos proeminentes. Conjunto de querubins apoiados sobre base octogonal em marmorizado nos tons vermelho, azul e branco. Traja túnica branca acetinada, em tecido, com gola rendada sob véu azul longo com borda em renda branca. Parte posterior com a seguinte inscrição, em tinta vermelha: "Retocada/ por/ Januario Veríssimo Ottoni".
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Referências bibliográficas/arquivísticas
MARQUES, Lúcia. Metodologia para o cadastramento de escultura sacra-imaginária. 1ª edição. Ed. Contemp, 1982. Pág: 23 - Imagens de Roca/ As imagens de Roca ou de vestir, também conhecidas como "Bastidores", são aquelas que têm parte do corpo esculpidas e outras em leve armação de madeira, tendo algumas todo o corpo esculpido mais com fino tratamento somente nas extremidades, como cabeça, mãos e pés. Podemos chamá-las, também, de imagens de procissão pois eram muito usadas para essas solenidades religiosas por serem mais leves e fáceis de serem adaptadas nos andores./ Como são vestidas, abriram vasto campo à imaginação e ao gosto da época. As Irmandades, devotos, doadores se esmeravam em cobrí-las com os mais finos e ricos tecidos e jóias./ Segundo o Prof. Valentin Calderon de la Vara, sua origem está ligada à Península Ibérica, onde desde a primeira metade do século XVI tornou-se popular o uso de colocar ricos mantos nas imagens de Nossa Senhora. De acordo com o gosto barroco na tentativa de aumentar o realismo e a dramaticidade, começaram a usar elementos postiços que davam aparência mais natural./ No Brasil, as imagens de roca se desenvolveram graças, especialmente, às Ordens Terceiras, se propagando motivadas, também, pela devoção e gosto popular." CUNHA, Maria José de Assunção da. Iconografia Cristã. Universidade Federal de Ouro Preto e Instituto de Artes e Cultura. Ouro Preto, 1993. (Pág. 24): "NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO ou IMACULADA CONCEIÇÃO - ...É representada geralmente com semblante jovem e até mesmo infantil, de pé sobre nuvens ou sobre o globo terrestre, envolto por serpente./ Freqüentemente tem os cornos da lua sob os pés, os quais sempre são circundados por querubins e anjos. O símbolo da lua provêm da ladainha Pulchra ut luna - pura como a lua./ As mãos aparecem postas ou cruzadas à altura do peito. Sobre a cabeça ela tem coroa real ou auréola de doze estrelas. Na maioria das vezes, é representada sem véu, com longos cabelos esvoaçantes./ Assim como a lua guarda em seu seio os raios de sol, Maria guarda em seu ventre a luz divina, que é Cristo."
Temas
Marcas/ inscrições/ legendas
Parte posterior com a inscrição, em tinta vermelha: "Retocada/ por/ Januario Veríssimo Ottoni".
Época
Séc. XVIII/XIX