Santo Papa, Santo de roca
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Miniatura
Número de registro
196
Título para o público
Santo Papa, Santo de roca
Denominação
Santo de roca
Autor
Técnica
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Santo [de roca ou de vestir], confeccionada em madeira entalhada e policromada, representando Santo Papa sentado no trono. Escultura de tamanho natural, sem armação em tábuas, totalmente esculpida. Braços com dupla articulação nos ombros e cotovelos, assim como no quadril e joelhos. O Santo Papa encontra-se sentado sobre cadeiral em madeira recortada, tendo braços do móvel arrematado por volutas, assento retangular apoiado sobre quatro pernas abauladas com pés retos (em sapata), apresentando amarração na parte posterior e laterais. Cadeiral pintado em tinta prateada com ornamentação sinuosa em tinta dourada. Figura masculina, idosa, sentada, em posição frontal, com mitra dourada sobre a cabeça, entalhada com motivos decorativos dispostos em faixas, com curvas e contracurvas. Possui cabelos cacheados entalhados, parcialmente aparentes em tom castanho claro, orelhas aparentes, sobrancelhas e cílios pintados de marrom, olhos azuis, nariz aquilino, boca entreaberta com dentes da arcada superior aparentes e lábios em tom vermelho e pescoço marcado. Tez com carnação esbranquiçada no rosto até o pescoço. Mãos cobertas por luvas entalhadas e pintadas em tom vermelho e ornadas por motivos decorativos fitomorfos inferior das pernas com sapatos pintados de preto. Apresenta trajes papais em tecido compostos por túnica vermelha, alva branca, sobrepeliz vermelho com emblema bordado em fios de metal dourado circundado por raios de sol, tendo a cruz da Ordem de Cristo ao centro.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Características técnicas
Trono com repintura prateada e com ornatos na parte posterior do encosto em círculos amarelos (pintura original visível, em tons avermelhados)
Referências bibliográficas/arquivísticas
MARQUES, Lúcia. Metodologia para o cadastramento de escultura sacra-imaginária. 1ª edição. Ed. Contemp, 1982. Pág: 23 - Imagens de Roca/ As imagens de Roca ou de vestir, também conhecidas como "Bastidores", são aquelas que têm parte do corpo esculpidas e outras em leve armação de madeira, tendo algumas todo o corpo esculpido mais com fino tratamento somente nas extremidades, como cabeça, mãos e pés. Podemos chamá-las, também, de imagens de procissão pois eram muito usadas para essas solenidades religiosas por serem mais leves e fáceis de serem adaptadas nos andores./ Como são vestidas, abriram vasto campo à imaginação e ao gosto da época. As Irmandades, devotos, doadores se esmeravam em cobrí-las com os mais finos e ricos tecidos e jóias./ Segundo o Prof. Valentin Calderon de la Vara, sua origem está ligada à Península Ibérica, onde desde a primeira metade do século XVI tornou-se popular o uso de colocar ricos mantos nas imagens de Nossa Senhora. De acordo com o gosto barroco na tentativa de aumentar o realismo e a dramaticidade, começaram a usar elementos postiços que davam aparência mais natural./ No Brasil, as imagens de roca se desenvolveram graças, especialmente, às Ordens Terceiras, se propagando motivadas, também, pela devoção e gosto popular."
Temas
Conjunto com nº
198 | 199 | 200 | 201
Época
Séc. XVIII/XIX