São Benedito de Palermo, Santo de roca (cabeça)
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Miniatura
Número de registro
230
Título para o público
São Benedito de Palermo, Santo de roca (cabeça)
Denominação
Santo de roca (cabeça)
Autor
Técnica
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Cabeça de santo de roca, confeccionada em madeira (cedro) entalhada e policromada, representando São Benedito. Figura masculina, jovem, com o rosto de formato oval, pintado de preto, com cabelos cacheados, em tonsura, testa curta e orelhas aparentes. Apresenta olhos amendoados e pintados em tons amarelado e preto, nariz pequeno e boca fechada, com lábios em tom vermelho, e queixo proeminente. Entalhe até o pescoço do santo, de onde se prolonga uma estrutura mais delgada, de formato cilíndrico, em madeira sem policromia, para encaixe no corpo da imagem de roca.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Referências bibliográficas/arquivísticas
MARQUES, Lúcia. Metodologia para o cadastramento de escultura sacra-imaginária. 1ª edição. Ed. Contemp, 1982. Pág: 23 - Imagens de Roca/ As imagens de Roca ou de vestir, também conhecidas como "Bastidores", são aquelas que têm parte do corpo esculpidas e outras em leve armação de madeira, tendo algumas todo o corpo esculpido mais com fino tratamento somente nas extremidades, como cabeça, mãos e pés. Podemos chamá-las, também, de imagens de procissão pois eram muito usadas para essas solenidades religiosas por serem mais leves e fáceis de serem adaptadas nos andores./ Como são vestidas, abriram vasto campo à imaginação e ao gosto da época. As Irmandades, devotos, doadores se esmeravam em cobrí-las com os mais finos e ricos tecidos e jóias./ Segundo o Prof. Valentin Calderon de la Vara, sua origem está ligada à Península Ibérica, onde desde a primeira metade do século XVI tornou-se popular o uso de colocar ricos mantos nas imagens de Nossa Senhora. De acordo com o gosto barroco na tentativa de aumentar o realismo e a dramaticidade, começaram a usar elementos postiços que davam aparência mais natural./ No Brasil, as imagens de roca se desenvolveram graças, especialmente, às Ordens Terceiras, se propagando motivadas, também, pela devoção e gosto popular." CUNHA, Maria José de Assunção da. Iconografia Cristã. Universidade Federal de Ouro Preto e Instituto de Artes e Cultura. Ouro Preto, 1993. (Pág. 81): SÃO BENEDITO DE PALERMO, O NEGRO (1524-1589)/ Descendente de negros etíopes, nasceu em São Filadelfo, na Sicília, sendo, por isso, conhecido também como São Benedito de São Filadelfo, o Preto./ Eremita, ingressou na Ordem Franciscana como irmão leigo, vivendo no convento de Santa Maria de Jesus, em Palermo, onde foi cozinheiro./ Sua festa é celebrada a 3 de abril ou 13 de maio./ Freqüentemente representado como jovem vestindo hábito franciscano, franzido à cintura pelo cordão da Ordem. Seus atributos são uma toalha ou pano de prato numa das mãos, um avental com flores, o crucifixo e um coração inflamado donde jorram sete gotas de sangue, simbolizando as sete virtudes./ Representam-no, ainda, carregando o Menino Jesus nos braços, sobre um manto. É também chamado de São Benedito das Flores, por suster um ramalhete de flores."
Temas
Época
Séc. XVIII/XIX