São Boa Ventura, Santo de roca (cabeça)
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Miniatura
Número de registro
229
Título para o público
São Boa Ventura, Santo de roca (cabeça)
Denominação
Santo de roca (cabeça)
Autor
Técnica
Origem
data de produção
Classificação
Resumo descritivo
Cabeça de santo de roca, confeccionada em madeira entalhada e policromada, representando São Boaventura. Figura masculina, jovem, com o rosto de formato oval, com cabelos ondulados, em tonsura, pintados em tom castanho, testa curta e orelhas aparentes. Tez com carnação. Apresenta olhos, sobrancelhas e cílios pintados de preto, nariz fino, boca fechada, com lábios em tom vermelho, e queixo proeminente. Entalhe até o pescoço do santo, de onde se prolonga uma estrutura mais delgada, de formato cilíndrico, em madeira sem policromia, para encaixe no corpo da imagem de roca.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museuregionalcasadosottoni.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens/
Referências bibliográficas/arquivísticas
MARQUES, Lúcia. Metodologia para o cadastramento de escultura sacra-imaginária. 1ª edição. Ed. Contemp, 1982. Pág: 23 - Imagens de Roca/ As imagens de Roca ou de vestir, também conhecidas como "Bastidores", são aquelas que têm parte do corpo esculpidas e outras em leve armação de madeira, tendo algumas todo o corpo esculpido mais com fino tratamento somente nas extremidades, como cabeça, mãos e pés. Podemos chamá-las, também, de imagens de procissão pois eram muito usadas para essas solenidades religiosas por serem mais leves e fáceis de serem adaptadas nos andores./ Como são vestidas, abriram vasto campo à imaginação e ao gosto da época. As Irmandades, devotos, doadores se esmeravam em cobrí-las com os mais finos e ricos tecidos e jóias./ Segundo o Prof. Valentin Calderon de la Vara, sua origem está ligada à Península Ibérica, onde desde a primeira metade do século XVI tornou-se popular o uso de colocar ricos mantos nas imagens de Nossa Senhora. De acordo com o gosto barroco na tentativa de aumentar o realismo e a dramaticidade, começaram a usar elementos postiços que davam aparência mais natural./ No Brasil, as imagens de roca se desenvolveram graças, especialmente, às Ordens Terceiras, se propagando motivadas, também, pela devoção e gosto popular." CUNHA, Maria José de Assunção da. Iconografia Cristã. Universidade Federal de Ouro Preto e Instituto de Artes e Cultura. Ouro Preto, 1993. (Pág. 82): "SÃO BOAVENTURA (1221-1274)/ Doutor da Igreja, Príncipe da Mística e um dos fundadores da Ordem Franciscana, em 1254, São Boaventura foi sagrado cardeal e bispo de Albano. Atuou no II Concílio de Lyon no sentido de unir as Igrejas Grega e Latina./ Sua festa é celebrada a 15 de julho./ Freqüentemente representado com barrete doutoral, capa pluvial e sobrepeliz sob o qual aparece o hábito franciscano. Como atributo, pode trazer chapéu de cardeal, mitra episcopal, báculo, um livro, uma pena e uma pequena igreja. Representam-no ainda, portando, a árvore da cruz, também designada Árvore de São Boaventura ou da Redenção, que simboliza o tratado Lignum Vitae, de sua autoria."
Temas
Época
Séc. XVIII/XIX